A promessa não cumprida, por Donald Trump, de divulgar todos os documentos do caso Epstein está a virar parte da base MAGA contra o próprio presidente, alimentando ironicamente a mesma teoria da conspiração que ele e os seus apoiantes ajudaram a propagar. Elon Musk acendeu o rastilho, quando se zangou com Trump, no início de Junho, e amplificou a polêmica através da rede X.

O Departamento de Justiça e o FBI divulgaram um documento concluindo que não havia evidências de que Epstein tivesse uma lista de clientes que participavam de seu esquema de tráfico sexual e pedofilia. 

O memorando também afirmava que o financista cometeu suicídio e não foi assassinado em sua cela em Nova York. 

No entanto, após anos de grandes promessas à base do presidente, a investigação não conseguiu produzir uma prova decisiva, minando as próprias palavras de Trump e sua equipe. O cenário causou revolta no mundo MAGA, colocando os aliados mais próximos do presidente uns contra os outros. 

Com Trump defendendo as conclusões, a situação criou um teste de lealdade sem precedentes com o movimento que ele criou. 

Embora o líder americano tenha há muito tempo uma influência significativa sobre sua base, a situação marca uma das primeiras vezes em que seu movimento não está seguindo as indicações de seu líder.  

A situação pode oferecer um esboço de como o MAGA evoluirá em uma era pós-Trump. 

Investigações sobre o caso Epstein

A disputa interna entre o Departamento de Justiça e o FBI chegou ao auge na última quarta-feira. Em uma reunião, o diretor do FBI, Kash Patel, e seu vice, Dan Bongino, foram confrontados sobre reportagem que afirmava que o serviço secreto queria que mais informações sobre Epstein fossem divulgadas. Mas que o Departamento de Justiça teria bloqueado a divulgação de mais detalhes.

Mas isso não pareceu ser suficiente para apaziguar muitos de seus apoiadores mais proeminentes, que levantaram a questão repetidamente no Turning Point USA Student Action Summit, um evento destinado a mobilizar jovens conservadores, em Tampa, Flórida. 

A deputada Anna Paulina Luna, republicana da Flórida, alertou no sábado: “Pam, se você não consegue fazer seu trabalho, encontraremos alguém que o faça”. 

Embora muitas das críticas se concentrassem em Bondi, outros culparam o governo de forma mais ampla. 

“Não acho que estejam nos contando a verdade sobre Epstein. Acho que esse cara estava envolvido em algo nefasto que envolve muita gente. E meu palpite é que essa gente toda pode ser um dos nossos aliados”, disse um YouTuber conservador. 

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version